quarta-feira, 29 de julho de 2015

BRF DE LAJEADO (RS) É CONDENADA POR TERCEIRIZAR ABATE HALAL

POR VENILSON FERREIRA


O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Cruz do Sul obteve a condenação da Brasil Foods (BRF) em ação civil pública (ACP) movida por conta de “terceirização ilícita do abate halal” na planta de Lajeado, interior do Rio Grande do Sul. Segundo o MTP/RS, a BRF deverá rescindir os contratos de terceirização de atividades-fim, especialmente os relativos a abate de frangos.
De acordo com a decisão, a BRF terá que contratar diretamente os trabalhadores, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, multiplicada pelo número de trabalhadores em situação irregular. A multa incide após 90 dias do trânsito em julgado da sentença. A decisão vale para todas as unidades da BRF no Estado, que ainda deve ainda pagar indenização, a título de danos morais coletivos, de R$ 500 mil.
O MPT/RS explica que o inquérito civil iniciado a partir de denúncia do Ministério do Trabalho e  Emprego (MTE), constatou a terceirização ilícita das atividades do abate halal, realizado dentro das prescrições da religião islâmica, é requisito para venda de carne a países do Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário