sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O BOM SENSO PREVALECEU!

GOVERNO DO ESTADO INTERCEDE E MARFRIG VOLTA ATRÁS NO FECHAMENTO DA PLANTA EM ALEGRETE!

A luta e a união dos trabalhadores nas indústrias da alimentação de Alegrete, juntamente com a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, em defesa dos empregos e da continuidade da produção da planta industrial frigorífica de Alegrete deu resultado.
Em reunião realizada pela manhã no palácio Piratini, que contou com a presença de Claudio Fioreze, secretário da agricultura do estado, de Flavio Helmann, chefe da casa civil e Milton Viário assessor especial do gabinete do governador Tarso Genro, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Alegrete, Marcos Antonio Rosse, acompanhado do diretor da entidade Diego Adriano Alves e o coordenador político da sala de apoio da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins - Darci Pires da Rocha, os trabalhadores receberam a boa notícia de que a direção da Marfrig se comprometeu em não demitir os trabalhadores da planta frigorífica de Alegrete, além de retomar a normalidade dos abates a partir de segunda-feira, dia 1 de sembro de 2014.
Após a reunião, o presidente Marcos Rosse, falando ao nosso blog revelou alívio pela reversão do quadro de demissões.
-Estamos muito felizes com essa notícia, por todos os trabalhadores os quais sabemos estavam preocupados com a perda de sues empregos, mas especialmente por todo o povo de Alegrete, pela importância que a nossa maior indústria possui para a economia de toda região. Para nós que já tivemos a experiência de ver essa indústria fechada durante muito tempo, sabemos como foram difíceis aqueles anos.


O momento agora é de relaxar, já que estamos a 15 dias correndo feito loucos, mobilizando, batendo em diversas portas, muitas das quais tivemos a felicidade de sermos bem recebidos e que foram fundamentais para essa vitória.
Queremos agradecer muito a parceria da nossa Confederação, do companheiro Darci que esteve sempre ao nosso lado, queremos agradecer ao governo do estado pelo empenho e a todas as pessoas, incluindo a imprensa que de uma maneira ou outra somou esforços para que a Marfrig pudesse rever sua decisão. Disse Marcos.
Darci Pires da Rocha também falou sobre o papel da CNTA nessa luta ao lado do sindicato da alimentação de Alegrete.
-Em primeiro lugar dizer da nossa satisfação em poder colaborar de alguma forma com o companheiro Marcos e a sua diretoria, até porque como o sindicato de alegrete é filiado a CNTA, nossa parceria tem sido exitosa em várias frentes, em campanhas salariais, nas lutas pela saúde e segurança dos trabalhadores, em especial nos frigoríficos e em diversos eventos. É claro que essa empreitada agora foi muito especial, porque ela mexia com a vida de 700 trabalhadores diretos assim como afetava a vida de toda uma comunidade. Esses últimos 15 dias foram muito tensos, mas com união de todos conseguimos reverter.
Quero aqui agradecer, em nome dos trabalhadores da alimentação ao governo do estado, cuja atuação sensibilizou os responsáveis pela empresa para reverem a decisão de paralisar as atividades e de demitir os trabalhadores, agradecer a todos que demonstraram respeito aos trabalhadores e a sua entidade sindical, lutando ao lado do Marcos e de sua diretoria e não tentando tirar proveito, porque aqueles que tentam resolver as coisas sozinhos, sem a participação dos verdadeiros representantes dos trabalhadores, só tumultuam o processo e não contribuem para a solução do problema.
Quero ainda agradecer ao presidente da nossa confederação, Artur Bueno de Camargo e sua diretoria, pois mais uma vez a decisão de criar salas de apoio aos trabalhadores da alimentação, das mais diversas regiões brasileiras, demonstrou ser correta, pois foi por termos essa estrutura aqui na região sul que pudemos colaborar com os trabalhadores da alimentação de Alegrete e com esse sindicato que tem sido parceiro da CNTA para o que aconteceu em outras cidades não tivesse acontecido com Alegrete. Graças a criação dessas salas, hoje a presença da CNTA pode ser efetivamente sentida em todos os cantos do Brasil, e o resultado disso, é ver concretamente a preservação dos empregos de tantos companheiros, é ver essa solidariedade do ramo que sempre procurou apoiar e incentivar o companheiro Marcos Rosse e sua diretoria nesse momento difícil, em fim, é fazer parte desse somatório de esforços que culminou com essa vitória para os trabalhadores. Declarou Darci!
Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário