quarta-feira, 26 de março de 2014

REUNIÃO EM BAGÉ!

Sindicatos cobram do Marfrig solução para reajuste de salários

Representantes dos sindicatos dos trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Alegrete e Bagé, acompanhados do coordenador da Sala de Apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins (CNTA) - Sul, Darci Pires da Rocha, reuniram-se com o diretor regional do Marfrig Group, Rui Mendonça, e a coordenadora de Recursos Humanos da Região Sul, Tânia  Silva Camejo, no último dia 24 em Bagé. A intenção foi tratar sobre o índice correto de reposição ao salário dos profissionais - faqueiros, magarefes e desossadores - em virtude do reajuste do Piso Regional, conforme determinado em cláusula de Acordo Coletivo de Trabalho.
Os sindicatos reiteraram a necessidade de o Marfrig solucionar este problema que ocorreu devido a uma interpretação da empresa em relação ao índice. Quando o Piso Mínimo Regional passa a vigorar, os trabalhadores têm direito a uma reposição com base no índice da diferença entre o Piso Regional para os salários dos profissionais. Conforme o Sindicato, o correto seria uma reposição em fevereiro de 2014 de 13,71%. Entretanto, o Marfrig alega que a diferença percentual existente é entre o  Piso Normativo da categoria e o salário dos profissionais - que seria de 5,59% e não de 13,71% como alegam os sindicatos. Por outro lado, uma parte dos trabalhadores não teve nenhuma reposição, já que no Acordo Coletivo não há cláusula quanto a estender o reajuste às demais funções, embora os sindicatos busquem a inclusão de uma cláusula que venha beneficiar também estes trabalhadores que ocupam funções diferenciadas. O problema é que o Marfrig reluta para aceitar a inclusão de mais funções dentro do Acordo Coletivo.
O Marfrig propôs repassar 6% para todos os trabalhadores, retroativo a março, sobre os salários praticados em janeiro de 2014. Em junho, na data-base da categoria, a empresa repassaria ainda a inflação de março, abril e maio. Os sindicatos encaminharam uma contraproposta, onde a empresa ofereceria a partir de  de 1º de  março  de 2014 um reajuste de 7% de forma linear a todos os trabalhadores, a incidir sobre os salarios pagos em 31 de janeiro de 2014. A inflação medida nos meses de março, abril e maio de 2014 deverá ser reposta na data base de junho de 2014 - onde tambem sera discutido aumento real, assim como as demais clausulas pertinentes à data base .

"Estamos aguardando o retorno da empresa a qualquer momento. Os trabalhadores estão ansiosos, querendo saber o que irá acontecer com os salários deles", ressalta o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral. "Se não houver um retorno que contemple a categoria, os trabalhadores irão decidir em assembleia qual procedimento a direção do Sindicato deverá tomar", complementa o dirigente sindical. 
Por: Emanuel Müller

Nenhum comentário:

Postar um comentário