quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O RAMO DA ALIMENTAÇÃO ESTÁ NA LUTA!

A CNTA, JUNTAMENTE COM AS CENTRAIS SINDICAIS, APRESENTAM REIVINDICAÇÃO DE ÍNDICE PARA O PISO REGIONAL E AJUDAM MELHORAR PROPOSTA DO GOVERNO!

10%! Esse foi o índice de reajuste para o piso mínimo regional do estado do Rio Grande do Sul, apresentado agora a pouco no Palácio Piratini pelo Governador Tarso Genro, que dali, acompanhado por lideranças, do movimento sindical e políticas, se encaminharam a Assembléia Legislativa Gaúcha para protocolarem o projeto que deverá alterar o valor das 4 faixas salariais do piso, sendo que da 3ª faixa, em que se encontram enquadrados os trabalhadores da alimentação, caso aprovado pelos deputados estaduais, dos atuais R$ 732,36 o valor irá para R$ 805,60, a partir de fevereiro de 2013!


LIDERANDO O RAMO DA ALIMENTAÇÃO!

Atendendo a convocação da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, entidades sindicais e trabalhadores do ramo da alimentação estiveram, juntamente com trabalhadores de diversas categorias convocados pelas centrais sindicais CGTB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central Sindical e UGT, presentes no ato que se concentrou em frente a sede da FEDERASUL, desde as 09:00 hs da manhã de hoje, saindo em passeata até o palácio Piratini, onde desde às 10:00 promoveu uma manifestação com o pronunciamentos de diversas lideranças, dentre elas, Darci Pires da Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA na região sul, representando o ramo da alimentação, que em nome da Confederação defendeu a valorização do piso mínimo regional.
Pela parte da manhã, o ato culminou com uma reunião entre o Governador Tarso Genro e uma comissão formada pelos representantes das Centrais Sindicais, onde foi entregue a reivindicação dos trabalhadores de  13% de reajuste para o piso mínimo estadual.

A POSIÇÃO EMPRESARIAL FOI DIVULGADA NA MÍDIA!
Segundo diversos veículos de comunicação, que publicaram matéria no dia de hoje, a proposta patronal para o reajuste do piso mínimo regional é de 6% que, pelo entendimento das Federações empresariais conforme divulgado, corrigiria o piso apenas com o índice do INPC.
AVALIAÇÃO DAS LIDERANÇAS DOS TRABALHADORES!
Após o pronunciamento do Governador Tarso Genro, anunciando o índice de 10% no projeto do governo, ficou claro o alívio das diversas lideranças sindicais, até pelos aplausos recebidos por Tarso dos presentes a audiência após o anúncio, pois pelas informações veiculadas na mídia, o governo buscaria um meio termo entre a proposta patronal e a dos trabalhadores.
Em entrevista ao Boletim Informativo e ao site da CNTA, Darci Rocha preferiu adotar a cautela ao analisar o anuncio feito pelo governo gaúcho.
-Se levarmos em conta que nossa reivindicação era 13%, baseado em um cálculo que leva em consideração os PIBs estadual e nacional, além de uma parcela na recuperação do valor histórico do piso, além de uma política permanente para reajuste do piso do estado, a exemplo do que acontece com o salário mínimo nacional, veremos que apenas o índice de 10% anunciado está muito aquém dos nossos objetivos. No entanto, sabemos que as Federações patronais vem gestionando junto aos governos, desde a criação do piso, reajustes irrisórios até a sua extinção, tanto que se manifestou através da mídia por um reajuste de 6%,. Sabendo que isso defasaria ainda mais o valor do piso do estado perante o mínimo nacional em janeiro, nesse sentido por tanto, esse anúncio é um avanço, sem dúvida.
Mas temos que lembrar que apesar de termos ganho um "round" nessa luta, só teremos efetivamente vencido quando da aprovação pela Assembléia Legislativa Gaúcha desse projeto do Governo do Estado.
De toda forma, em nome da CNTA queremos parabenizar as centrais sindicais pelo resultado obtido com o ato, mas principalmente parabenizar as entidades e trabalhadores do ramo da alimentação que puderam se fazer presentes, como Bagé, Camaquã, Estrela, Passo Fundo, Pelotas, Panificação e São Gabriel  que não mediram esforços e vieram mesmo com uma convocação tão de última hora, mostrando a força do ramo, e mostrando mais uma vez que, quando os trabalhadores e entidades sindicais se unem e levam suas reivindicações as ruas, é possível sim avançar nas conquistas e a nossa Confederação e suas entidades filiadas são a maior prova disso, pois nós nunca duvidamos que os trabalhadores e os sindicatos querem sim estar nas ruas, nas fábricas ou onde for necessário lutando, basta que haja uma liderança forte, e para isso, tanto no Rio Grande do Sul, como em todo o Brasil, o ramo da alimentação poderá sempre contar com a liderança firme da nossa CNTA, que nesse ato comprovou, mais uma vez, que a decisão de estar presente no dia a dia de suas bases, ao lado da classe trabalhadora, lutando nas ruas, foi uma decisão acertada. disse Darci!

Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário