terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SEMINÁRIO DA CNTA NO SINDICATO DA PANIFICAÇÃO DÁ A LARGADA PARA A CAMPANHA SALARIAL 2011 DO RAMO DA ALIMENTAÇÃO E AFINS!


Realizado neste dia 10 de dezembro, o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2011 do Ramo da Alimentação, promovido pela CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins, sob a coordenação da sala de apoio da CNTA aos sindicatos da alimentação da Região Sul contou com a presença de várias entidades sindicais do ramo, entre elas a Federação dos Trabalhadores do Fumo da região sul.

Na abertura, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Panificação de Porto Alegre, Waldir Canibal, deu as boas vindas aos participantes e autoridades presentes, enfatizando a importância do seminário para uma campanha salarial vitoriosa para a classe trabalhadora em 2011.
Em seguida, o Prefeito de Novo Hamburgo, Tarcizio Zimmermann fez a sua saudação aos participantes e falou da importância da luta dos trabalhadores nas transformações sociais e na esperança de um 2011 com maiores avanços com a eleição de um projeto político para o Rio Grande do Sul e para o Brasil mais voltado as classes menos favorecidas.
Logo após, foi a vez do ex-Prefeito de Porto Alegre e atual Deputado Estadual do Partido dos Trabalhadores, Raul Pont .
Analisando a conjuntura local, estadual e nacional, Raul falou da importância do movimento sindical ter independência de ação para que a classe trabalhadora possa conquistar os avanços necessários nos próximos anos.
Segundo Raul Pont, o governo Dilma Russef é um governo de coalisão e isso faz com que a aprovação de medidas tenham que ser constantemente negociadas, e só a pressão da classe trabalhadora poderá sensibilizar as forças que compõe o governo federal para que as reformas na legislação como as 40 horas semanais, ou o fim do fator previdenciário possam ser aprovadas.
Mesmo assim, segundo Pont, o cenário é bem otimista, principalmente no Rio Grande do Sul, pois se espera muito com relação ao piso regional e o fim da criminalização dos movimentos sociais, mas reforçou que tudo isso passa pelo protagonismo da classe trabalhadora e pela pressão que possa fazer para que governantes e parlamentares aprovem as medidas que todos queremos.
Representando o FST - Fórum Sindical dos Trabalhadores, o Presidente da Federação dos Trabalhadores do Comércio do Rio Grande do Sul e Presidente da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Guiomar Vidor parabenizou a CNTA e as entidades presentes pela importância deste tipo de atividade e falou da necessidade de que atividades como estas tenham a participação de outras categorias para que as reivindicações comuns tenham na força da unidade de classe um êxito maior.
Segundo Guiomar, o CONCLAT, realizado em São Paulo, é prova que a unidade da classe trabalhadora é imprescindível para que, no futuro, tenhamos um Brasil com uma sociedade mais justa e mais igualitária e exaltou o papel do FST como um instrumento importante para as entidades sindicais.
Representando a CUT - Central Única dos Trabalhadores, o Secretário de Comunicação da entidade, Paulo Farias, lembrou aos participantes a importância da luta dos trabalhadores para os governos populares e democráticos, ressaltando que assim como não devemos esquecer de que lado estamos, também não podemos ser submissos a governos.
Temos que apoiar as ações dos governos que favorecem a classe trabalhadora, mas temos também que cobrar, nas ruas, toda vez que os governos não atenderem nossas reivindicações ou tomarem medidas contrárias aos interesses dos trabalhadores, afirmou Farias!
Fazendo uso da palavra, o Presidente da CNTA, Arthur Bueno de Camargo, falou de sua satisfação com o sucesso do seminário e com o trabalho que vem sendo desenvolvido na região sul através da sala de apoio.
Lembrou a todos a lutas que a Confederação vem desenvolvendo em todo país não só pela melhoria salarial, mas pela melhoria da qualidade de vida e pelas condições de saúde no local de trabalho que culminou com a entrega de um projeto de lei no Senado Federal que busca a regulamentação das atividades em indústrias frigoríficas, parabenizando a realização do Projeto TEIAS, em parceria com a UFRGS, pelo trabalho de suma importância, em consonância com aquilo que a CNTA vem realizando a nível de Brasil.
Arthur lembrou ainda a importância do Rio Grande do Sul para os trabalhadores do Brasil, não só pela organização de seus sindicatos, mas pelas figuras políticas importantes para todos, como o Senador Paulo Paim e fez questão de agradecer, publicamente, o trabalho da candidata Abigail Pereira, hoje secretária de turismo do governo Tarso Genro.
São poucas as pessoas com tamanho desprendimento e consciência política como a companheira Abigail, cuja participação foi fundamental para que os trabalhadores não perdessem seu maior aliado no Senado Federal.
Em seguida, Arthur falou da luta sindical por uma melhor distribuição de renda: -  A classe trabalhadora produz o "bolo", mas se depender dos empresários, eles ficam com quase tudo e os trabalhadores só com as migalhas, está na hora dessa história mudar, declarou Arthur.
Por fim, o Presidente da CNTA agradeceu aos palestrantes e aos participantes, desejando a todos um feliz natal e um 2011 repleto de conquistas para a classe trabalhadora.


A segunda etapa do seminário, coordenada pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da alimentação de Santo Ângelo, Luis Mousquer, a representante do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos, Daniela Sandi, apresentou um trabalho sobre a conjuntura econômica de 2010 e as perspectivas para 2011, com ênfase nos principais segmentos do ramo da alimentação.
Segundo os estudos do DIEESE, a economia brasileira e gaúcha teve um crescimento vigoroso em 2010 e, embora os índices para 2011 apontem para um crescimento menor, o Brasil deverá continuar crescendo a taxas significativas.
Segundo Daniela, o momento é favorável a que a classe trabalhadora consiga índices de aumento real muito mais significativos em 2011, tanto pela solides da economia, como pela conjuntura que aponta outros elementos favoráveis, como a recuperação do valor do piso regional, pelo fato do Governo Tarso ter um compromisso maior com a classe trabalhadora.
Após a intervenção dos dirigentes presentes ao evento, encerrou-se os trabalhos da manhã com um almoço de confraternização pelo encerramento do ano.
Na parte da tarde foram debatidas os pontos positivos e negativos da campanha salarial 2010 e os objetivos para 2011.
Antes do encerramento do Seminário, ficou definido que a 2ª etapa deverá acontecer na 1ª quinzena de fevereiro.
Ao final, o coordenador político da sala de apoio da CNTA, Darci pires da Rocha, agradeceu a todos pelo empenho e pela luta no ano de 2010, desejando um final de ano com paz e saúde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário