segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TARDOU MAS NÃO FALHOU! DECISÃO JUDICIAL GARANTE A POSSE DA DIRETORIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO DE PELOTAS!

Finalmente saiu a sentença judicial que ratificou a decisão tomada pelos trabalhadores nas indústrias da alimentação de Pelotas, que nos dias 2 e 3 de agosto elegeram a chapa 1, tendo a frente o Presidente Lair de Mattos.
Com a vitória obtida no dia 17 de dezembro, a nova direção tomou posse hoje, às 14:00 hs e já prepara a festa de posse para o dia 22 de dezembro de 2010, às 20 horas.

PESQUISA DE SAÚDE EM ALEGRETE!


Alegrete 16 de dezembro de 2010


PROJETO TEIIAS



Lançada ,no dia 14 e 15 ,de dezembro, no Sindicato da Alimentação de Alegrete (rua Alonso de Medeiros ,Nº. 155 ), pesquisa para avaliar a saúde do trabalhadores do frigorífico em Alegrete.
conforme pesquisa realizada no ano de 2007 apontou “conjunto sinistro” no setor da alimentação . Entre os principais problemas apontados estão o excesso de barulho, frio, umidade, risco de quedas, posição de trabalho que ignoravam regras ergonômicas, repetição excessiva de movimentos, exigência constante de rapidez (assédio moral) e o trabalho com o uso proeminente de uma das mãos. 
O trabalho - denominado TEIIAS- TRAÇANDO ESTRATÉGIAS INTEGRADAS NA INDÚSTRIA DA ALIMENTAÇÃO SOBRE SEGURANÇA NO TRABALHO - é um esforço conjunto da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins (CNTA), Sindicato da Alimentação de Alegrete, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Itapuy.
Os questionários utilizados no Projeto TEIIAS começaram a serem aplicados em trabalhadores (ativos e inativos). 
Além de Alegrete, estão sendo aplicadas pesquisas nos principais frigoríficos de carne bovina nas cidades de Bagé, Pelotas, São Gabriel, 
A pesquisa anterior apontou a alarmante quantidade de 83% de trabalhadores pesquisados que afirmavam sentir dores constantes (crônicas).
“ Queremos atualizar informações, não apenas para continuar o monitoramento dos trabalhadores e verificar se as ações propostas geraram algum efeito, mas também porque a pesquisa precisa ser instrumento político de construção dos argumentos por parte das direções sindicais da base da CNTA”, explica o sociólogo Paulo Albuquerque, um dos organizadores da pesquisa.
Para ele é fundamental atualizar o diagnóstico das condições de trabalho impostas aos trabalhadores e identificar novamente os pontos críticos das condições de trabalho nos frigoríficos que fizeram parte da pesquisa, bem como verificar se novos riscos aparecerem ou se antigos problemas foram solucionados.



Pesquisa ouve relatos dramáticos



A pesquisa já foi iniciada em algumas regiões no Rio Grande do Sul. Os pesquisadores ouviram narrativas dramáticas de trabalhadores que ficaram impossibilitados de trabalhar ainda jovens. Os depoimentos mostram um universo sombrio em que não faltam excesso de jornada, esforço físico repetitivo, acidentes, não emissão de CAT e assédio moral. 
É o caso de Claiton Hernandes de Hernandes que sofre doenças de esforço repetitivo (LER/DORT) em frigorífico de Pelotas. Casado, com pouco mais de 28 anos, ele está próximo de uma aposentadoria precoce. “ Sinto dores fortíssimas. Se me deito, sinto dor, se fico em pé não demora dez minutos tenho que sentar. Estou há quase um ano encostado na previdência”, lamentou.
Perguntado sobre o que é o bem viver, ele responde que são coisas simples como poder trabalhar e chegar ao final do dia com capacidade de fazer aquilo que se gosta. “ A pressão dentro da empresa é grande mas é preciso que os trabalhadores fiquem alertas. Não devem trabalhar além das forças. A gente precisa do emprego, mas a saúde deve ser respeitada para que se tenha um futuro saudável”, alerta Hernandes.
O resultado da pesquisa anterior demonstrou um estado de epidemia generalizada entre os trabalhadores da área no que se refere a doenças de esforço repetitivo (LER/DORT), bem como um “conjunto sinistro” de condições de trabalho dentro das empresas que propiciam uma significativa diminuição na qualidade de vida dos trabalhadores.
O trabalhador Gilnei Ferraz Gonçalves, igualmente afastado do trabalho, diz que a sua rotina no frigorífico era infernal com excesso de barulho, frio, umidade, risco de quedas, posição de trabalho que ignoravam regras ergonômicas, repetição excessiva de movimentos, exigência constante de rapidez (assédio moral) e o trabalho com o uso desgastante de uma das mãos.
Ele reclama da postura das empresas, que se negam a emitirem a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). “ Temos que pagar pelo tratamento fora da empresa. O médico da empresa parece não reconhecer a nossa dor, mesmo quando apresentamos atestados de médicos de proibirem o trabalhador de executar uma tarefa.”, garante Gonçalves.



CNTA quer o monitoramento contínuo das condições de trabalho no setor



De acordo com o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins (CNTA), Darci Pires da Rocha este Projeto de pesquisa busca identificar e apontar quais as lesões mais comuns apresentadas pelos trabalhadores, bem como quais os setores e o impacto do ambiente de trabalho, da organização de trabalho dos frigoríficos nestas lesões.
Ele lembra que o resultado da pesquisa anterior demonstrou um estado de epidemia generalizada entre os trabalhadores da área no que se refere a doenças de esforço repetitivo (LER/DORT), que propiciam uma significativa diminuição na qualidade de vida dos trabalhadores.
“ O trabalho, realizado pelas universidades, apontou excesso de barulho, frio, umidade, risco de quedas, posição de trabalho que ignoravam regras ergonômicas, repetição excessiva de movimentos, exigência constante de rapidez (assédio moral) e o trabalho com o uso proeminente de uma das mãos", lembra.
Diante de tal situação, foram sugeridas propostas para reverter este quadro, entre elas o monitoramento contínuo das condições de trabalho no setor. " É preciso que sejam atacadas as causas que provocam o sofrimento físico e mental para um enorme contingente dos trabalhadores dos frigoríficos”.



Ética médica



Marcos Rosse informa que em Alegrete existem muitas situações com problemas de saúde (LER/DORT) que alem de serem pouco avaliadas pelo medico da empresa também existe o problema rejeição de atestado emitido por medico da rede publica entendendo que ele médico da empresa tem superioridade sobre os demais inclusive com gracinhas e deboche de que os trabalhadores então fingindo estar doente. E até mesmo orientando suas demissões 
Darci Pires da Rocha lamentou a postura das empresas, que se negam a emitirem a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). “ É comum, inclusive, o Médico da empresa não abonar o atestado do médico do sindicato ou da rede pública, desrespeitando a ética médica.”



Marcos Rosse- Presidente do Sindicato da Alimentação de Alegrete



materia escrita por Paulo Otávio Pinho
Editora Enfoque 
53 91022673

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SEMINÁRIO DA CNTA NO SINDICATO DA PANIFICAÇÃO DÁ A LARGADA PARA A CAMPANHA SALARIAL 2011 DO RAMO DA ALIMENTAÇÃO E AFINS!


Realizado neste dia 10 de dezembro, o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2011 do Ramo da Alimentação, promovido pela CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins, sob a coordenação da sala de apoio da CNTA aos sindicatos da alimentação da Região Sul contou com a presença de várias entidades sindicais do ramo, entre elas a Federação dos Trabalhadores do Fumo da região sul.

Na abertura, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Panificação de Porto Alegre, Waldir Canibal, deu as boas vindas aos participantes e autoridades presentes, enfatizando a importância do seminário para uma campanha salarial vitoriosa para a classe trabalhadora em 2011.
Em seguida, o Prefeito de Novo Hamburgo, Tarcizio Zimmermann fez a sua saudação aos participantes e falou da importância da luta dos trabalhadores nas transformações sociais e na esperança de um 2011 com maiores avanços com a eleição de um projeto político para o Rio Grande do Sul e para o Brasil mais voltado as classes menos favorecidas.
Logo após, foi a vez do ex-Prefeito de Porto Alegre e atual Deputado Estadual do Partido dos Trabalhadores, Raul Pont .
Analisando a conjuntura local, estadual e nacional, Raul falou da importância do movimento sindical ter independência de ação para que a classe trabalhadora possa conquistar os avanços necessários nos próximos anos.
Segundo Raul Pont, o governo Dilma Russef é um governo de coalisão e isso faz com que a aprovação de medidas tenham que ser constantemente negociadas, e só a pressão da classe trabalhadora poderá sensibilizar as forças que compõe o governo federal para que as reformas na legislação como as 40 horas semanais, ou o fim do fator previdenciário possam ser aprovadas.
Mesmo assim, segundo Pont, o cenário é bem otimista, principalmente no Rio Grande do Sul, pois se espera muito com relação ao piso regional e o fim da criminalização dos movimentos sociais, mas reforçou que tudo isso passa pelo protagonismo da classe trabalhadora e pela pressão que possa fazer para que governantes e parlamentares aprovem as medidas que todos queremos.
Representando o FST - Fórum Sindical dos Trabalhadores, o Presidente da Federação dos Trabalhadores do Comércio do Rio Grande do Sul e Presidente da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Guiomar Vidor parabenizou a CNTA e as entidades presentes pela importância deste tipo de atividade e falou da necessidade de que atividades como estas tenham a participação de outras categorias para que as reivindicações comuns tenham na força da unidade de classe um êxito maior.
Segundo Guiomar, o CONCLAT, realizado em São Paulo, é prova que a unidade da classe trabalhadora é imprescindível para que, no futuro, tenhamos um Brasil com uma sociedade mais justa e mais igualitária e exaltou o papel do FST como um instrumento importante para as entidades sindicais.
Representando a CUT - Central Única dos Trabalhadores, o Secretário de Comunicação da entidade, Paulo Farias, lembrou aos participantes a importância da luta dos trabalhadores para os governos populares e democráticos, ressaltando que assim como não devemos esquecer de que lado estamos, também não podemos ser submissos a governos.
Temos que apoiar as ações dos governos que favorecem a classe trabalhadora, mas temos também que cobrar, nas ruas, toda vez que os governos não atenderem nossas reivindicações ou tomarem medidas contrárias aos interesses dos trabalhadores, afirmou Farias!
Fazendo uso da palavra, o Presidente da CNTA, Arthur Bueno de Camargo, falou de sua satisfação com o sucesso do seminário e com o trabalho que vem sendo desenvolvido na região sul através da sala de apoio.
Lembrou a todos a lutas que a Confederação vem desenvolvendo em todo país não só pela melhoria salarial, mas pela melhoria da qualidade de vida e pelas condições de saúde no local de trabalho que culminou com a entrega de um projeto de lei no Senado Federal que busca a regulamentação das atividades em indústrias frigoríficas, parabenizando a realização do Projeto TEIAS, em parceria com a UFRGS, pelo trabalho de suma importância, em consonância com aquilo que a CNTA vem realizando a nível de Brasil.
Arthur lembrou ainda a importância do Rio Grande do Sul para os trabalhadores do Brasil, não só pela organização de seus sindicatos, mas pelas figuras políticas importantes para todos, como o Senador Paulo Paim e fez questão de agradecer, publicamente, o trabalho da candidata Abigail Pereira, hoje secretária de turismo do governo Tarso Genro.
São poucas as pessoas com tamanho desprendimento e consciência política como a companheira Abigail, cuja participação foi fundamental para que os trabalhadores não perdessem seu maior aliado no Senado Federal.
Em seguida, Arthur falou da luta sindical por uma melhor distribuição de renda: -  A classe trabalhadora produz o "bolo", mas se depender dos empresários, eles ficam com quase tudo e os trabalhadores só com as migalhas, está na hora dessa história mudar, declarou Arthur.
Por fim, o Presidente da CNTA agradeceu aos palestrantes e aos participantes, desejando a todos um feliz natal e um 2011 repleto de conquistas para a classe trabalhadora.


A segunda etapa do seminário, coordenada pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da alimentação de Santo Ângelo, Luis Mousquer, a representante do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos, Daniela Sandi, apresentou um trabalho sobre a conjuntura econômica de 2010 e as perspectivas para 2011, com ênfase nos principais segmentos do ramo da alimentação.
Segundo os estudos do DIEESE, a economia brasileira e gaúcha teve um crescimento vigoroso em 2010 e, embora os índices para 2011 apontem para um crescimento menor, o Brasil deverá continuar crescendo a taxas significativas.
Segundo Daniela, o momento é favorável a que a classe trabalhadora consiga índices de aumento real muito mais significativos em 2011, tanto pela solides da economia, como pela conjuntura que aponta outros elementos favoráveis, como a recuperação do valor do piso regional, pelo fato do Governo Tarso ter um compromisso maior com a classe trabalhadora.
Após a intervenção dos dirigentes presentes ao evento, encerrou-se os trabalhos da manhã com um almoço de confraternização pelo encerramento do ano.
Na parte da tarde foram debatidas os pontos positivos e negativos da campanha salarial 2010 e os objetivos para 2011.
Antes do encerramento do Seminário, ficou definido que a 2ª etapa deverá acontecer na 1ª quinzena de fevereiro.
Ao final, o coordenador político da sala de apoio da CNTA, Darci pires da Rocha, agradeceu a todos pelo empenho e pela luta no ano de 2010, desejando um final de ano com paz e saúde a todos.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO QUALIFICANDO DIRIGENTES DA PANIFICAÇÃO!

Foi realizado neste dia 03 de dezembro, o curso de formação para dirigentes sindicais do Sindicato dos Trabalhadores na Panificação de Porto Alegre.
Na oportunidade o Vice-Presidente da entidade, Sebastião Nunes Pinto destacou a grande participação dos dirigentes, que enriqueceu e qualificou muito a atividade.
Segundo o Presidente da Entidade Waldir Canibal de Avila, cursos de formação para dirigente sindicais são de suma importância, não só para os novos dirigentes, mas para todos, pois a oportunidade de aprendizado com a riqueza dos debates permite a todos uma troca de experiências capaz de dar ao movimento sindical novas perspectivas.
A sala de apoio da CNTA esteve presente ao seminário com a presença de Luiz Carlos Araújo, representando o Presidente da Confederação, Arthur Bueno de Camargo.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CNTA FAZ ENTREGA SIMBÓLICA DE PROJETO DE LEI EM AUDIÊNCIA NO SENADO!

Arthur Bueno de Camargo - Presidente da CNTA
  Realizada no dia de hoje, às 10:00 hs, audiência pública no Senado Federal  na Comissão de Direitos Humanos e Legislação, onde a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e afins, por intermédio do seu Presidente, Arthur Bueno de Camargo, fez a entrega simbólica ao Senador Paulo Paim de um projeto de Lei que estabelece normas regulamentadoras para o trabalho em indústrias frigoríficas.
Durante a audiência que contou com a presença do Senador Cristóvam Buarque, do Procurador do Trabalho Sandro Sardá, entre diveras autoridades e lideranças sindicais presentes, Arthur ressaltou a importância deste projeto para os trabalhadores de frigoríficos em geral, destacando pontos importantes como a redução da jornada de trabalho, regulamentação da velocidade das nórias entre outras, como forma de garantir que os trabalhadores possam produzir sem o comprometimento de sua integridade física e de sua saúde.
- Penso que desta forma, buscando integrar o movimento sindical com o parlamento, governo e seus órgãos como o INSS, o poder judiciário através da Justiça do Trabalho, Promotoria pública é que poderemos sensibilizar a classe empresarial para resolver os graves problemas de saúde que a atividade no setor de frigorífico vem causando a classe trabalhadora.
Nosso papel não é inviabilizar as empresas, mas garantir qualidade de vida para aqueles que trabalham em atividades penosas e insalubres. afirmou Arthur!

Projeto que reduz a jornada de trabalho nos frigoríficos e abatedouros no Brasil, de autoria da CNTA. Audiência Pública Hoje!

Indústria de alimentação - Audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debate a situação do trabalhador na indústria de alimentação. Entre outros, participam do debate Remigio Todeschini, diretor do Departamento de Política na Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social; Junia Barreto, diretora do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego; Arthur de Camargo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação; Robson de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Edmundo Klotz, presidente da Associação Brasileira da Indústria da Alimentação; e Gerardo Iglesias, presidente da União Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação. Logo após, a CDH vota, entre outros, projeto que inclui jovens de 15 a 17 anos em situação de morador de rua entre os beneficiários do Projovem Adolescente - Serviço Socioeducativo.
Horário: 10h
Local: Sala 2 da Ala Nilo Coelho

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

11º BAILE DE INTEGRAÇÃO DA CATEGORIA DA ALIMENTAÇÃO DE SANTO ÂNGELO É SUCESSO!


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Santo Ângelo e Região, realizou no dia 20 de novembro de 2010, no pavilhão 2 da Fenamilho em Santo Ângelo, com animação da banda industria Musical de Cerro Largo o tradicional baile de integração da categoria da alimentação, que já esta na sua 11º edição.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Santo Ângelo, Luis Mousquer, o objetivo central do evento que faz parte da história do sindicato foi cumprido que é o de proporcionar momentos de integração e lazer a baixo custo aos trabalhadores da nossa categoria, que as vezes pelo ritmo de trabalho e ou até pelas questões financeira lhes são negados.
No 11º baile, o sindicato sorteou 11 ótimos prêmios somente para associados: “2 televisores de 29”, 02 fogões a gás 4 bocas, 03 bicicletas, um mini forno elétrico, 01 microondas, 01 ventilador 40 cm e 01 aparelho de DVD com Karaokê e com entrada USB. E para os dependentes e Publico em geral: 02 bicicletas, 01 vale rancho no valor de 200,00 e mais um vale compras no valor equivalente a R$ 300,00.

Na oportunidade, representando o Presidente da CNTA, Arthur Bueno de Camargo, esteve presente no evento Darci Rocha, coordenador político da sala de apoio aos sindicatos da alimentação da região sul.

CNTA PROMOVE SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO!


Será neste dia 10 de dezembro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Panificação de Porto Alegre, o seminário promovido pela CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação e Afins, através de sua sala de apoio aos Sindicatos da Alimentação da Região Sul, o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2011.
A programação com início marcado para às 09:00 horas contará com a presença do DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos, do Prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimermann, do Deputado Federal Raul Pont, do Coordenador do FST- Fórum Sindical de Trabalhadores no Estado do RS, Guiomar Vidor e do Presidente da CNTA, Arthur Bueno de Camargo, além de várias entidades sindicais da alimentação.


PROJETO TEIAS É DESTAQUE NOS JORNAIS DO INTERIOR DO ESTADO!


As pesquisas de saúde que estão sendo realizadas entre os trabalhadores das indústrias frigoríficas do Rio Grande do Sul, em uma parceria da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins e a UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no projeto intitulado TEIAS - Tecendo Estratégias Integradas de Ação em Saúde, em quatro cidades (Pelotas, Bagé, São Gabriel e Alegrete), tem repercutido nos jornais do Interior, como o Jornal o Imparcial e Centro de Notícias de São Gabriel, nas edições dos dias 24 e 25 de novembro e no Jornal Minuano de Bagé dos dias 16/11 e 03/12, cujas matérias reproduzimos abaixo:


Último dia para participar da pesquisa Teias
O trabalho dos pesquisadores Paulo Albuquerque, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Francesco Settineri (Instituto Itapuy)...


para a obtenção de dados do projeto Teias (Traçando Estratégias Integradas de Ações em Saúde) em Bagé segue até hoje. O lançamento, ocorrido na última quarta-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé (Stia) reuniu funcionários de frigoríficos e especialistas em Saúde e Direito Previdenciário, além de lideranças sindicais.
Na oportunidade os responsáveis pela aplicação dos questionários explicaram a metodologia e a importância da pesquisa, além dos motivos de levar ao conhecimento dos trabalhadores a reflexão sobre o número de afastamentos do ambiente laboral. A intenção é obter ao menos 10% do total de trabalhadores de frigoríficos para o levantamento, entre ativos e inativos. Apenas no momento do lançamento do Teias em Bagé cerca de 25 questionários já foram aplicados. “A pesquisa quer mostrar as condições de trabalho e construir políticas públicas e sociais para que isso tenha influência na vida e na saúde das pessoas”, destaca Albuquerque.

Diagnóstico
O coordenador político da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação para o Rio Grande do Sul, Darci Rocha, enfatizou a necessidade do diagnóstico – uma parceria da CNTA/Sul, UFRGS, Instituto Itapuy e sindicatos de trabalhadores na alimentação – para melhorias nas negociações coletivas e demonstração à sociedade das condições laborais existentes. Rocha contou que já está na Câmara Federal o projeto de lei que reduz a jornada de trabalho em frigoríficos para 35 horas semanais. O projeto, de autoria do senador Paulo Paim, já foi aprovado no Senado Federal. O líder sindical apontou fatores como o assédio moral e o ritmo acelerado de produção como responsáveis pelo adoecimento dos trabalhadores no setor. “Ainda em fevereiro, de posse dos dados da pesquisa, voltaremos a Bagé e iremos promover uma audiência pública para apresentar a avaliação dos dados à comunidade”, ressalta Rocha.
 

Médico garante que dados ajudam a promover qualidade de vida
O médico do STIA/Bagé, Ronaldo Carvalho, salientou a necessidade de não apenas levantar um diagnóstico sobre as condições de saúde dos funcionários dos frigoríficos, mas o que pode ser feito com os dados em mãos. “Um trabalho como esse pode trazer uma qualidade melhor de vida e trazer a convicção de que possa ser promovida alguma mudança”, frisa Carvalho. Vários trabalhadores acabaram necessitando de benefícios como auxílio-doença ou auxílio-acidente de trabalho em 2010 devido à sobrecarga imposta pelas empresas, o que acaba influindo na área previdenciária. O advogado Luiz Mariano Niederauer, que irá prestar atendimento jurídico no setor previdenciário ao Stia/Bagé, ressaltou a importância do sindicato para que os cidadãos tenham uma orientação correta. Ele lembrou que muitas doenças não são reconhecidas pela Previdência Social, há demora na marcação de exames e o trabalhador acaba sendo empurrado da empresa para o INSS e vice-versa devido à burocracia. “Existem casos de pessoas com cortes ou com tendinites com dificuldade para realizar exames no tempo necessário”, pondera o advogado.
 
O presidente do Stia/Bagé, Luiz Carlos Cabral, destacou a importância de Bagé poder estar presente no projeto Teias, realizando um comparativo com o projeto Alerta, desenvolvido há três anos e cujos resultados demonstraram a necessidade de um cuidado maior com a saúde dos trabalhadores de frigoríficos. “Estarmos junto com Alegrete, São Gabriel e Pelotas nessa pesquisa nos possibilita a busca por melhores condições de trabalho no setor da alimentação e vamos apresentar esses dados no início de 2011 para a sociedade ter noção do que se passa com o trabalhador”, aponta Cabral.
 


Levantamento do projeto Teias em Bagé será de 1º a 3 de dezembro
Promoção da Cnta/Sul visa ao diagnóstico das atuais condições de trabalho nos frigoríficos


O projeto Teias (Traçando Estratégias Integradas de Ações em Saúde) será lançado em Bagé no dia 1º de dezembro, a partir das 19h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, à rua Mélanie Granier, 157. A iniciativa é uma promoção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Alimentação (Cnta), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Instituto Itapuy, com participação dos Stias de Bagé, Alegrete, Pelotas e São Gabriel. Serão entrevistados 220 trabalhadores de frigoríficos dos quatro municípios com objetivo de comparar as atuais condições de saúde dos funcionários em relação aos dados diagnosticados no Projeto Alerta (Atenção às Lesões por Esforço Repetitivo dos Trabalhadores da Alimentação), realizado em 2005 e 2006.
 

O trabalho dos pesquisadores Paulo Albuquerque (Ufrgs) e Francisco Settineri (Instituto Itapuy) em Bagé vai ocorrer entre 1º e 3 de dezembro. O presidente do Stia/Bagé, Luiz Carlos Cabral, explica que a parcela de trabalhadores ouvidos para a realização da atividade será ouvida na própria residência. Serão entrevistados funcionários dos frigoríficos que estão na ativa como afastados por acidente de trabalho ou que estejam em auxílio-doença. As visitas domiciliares terão apoio de integrantes do sindicato de Bagé. “É fundamental que os trabalhadores afastados estejam no lançamento do Projeto Teias para que possamos atualizar esses dados sobre as condições de saúde dos trabalhadores do setor de frigoríficos”, pondera Cabral.