quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PESQUISAS NA ÁREA DA SAÚDE REPERCUTEM NO ESTADO!


Teve seu inicio nos dias 10, 11 e 12 de novembro, na Cidade de Pelotas, as pesquisas na área da saúde do trabalhador, num trabalho conjunto entre a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins, a UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Itapuy e os Sindicatos dos Trabalhadores da Alimentação de Pelotas, Bagé, São Gabriel e Alegrete, cujo trabalho intitulado Projeto TEIAS - Tecendo Estratégias Integradas de Ação em Saúde, tem por finalidade fazer um diagnóstico comparativo do quadro atual de doenças ocupacionais nas empresas frigoríficas de carne bovina nas quatro cidades das entidades sindicais participantes e suas regiões de abrangência, com pesquisa realizada anteriormente pela UFRGS, quando da realização do Projeto Alerta.
Na reunião realizada no dia 10, na sede do STICAP, que contou com a cobertura da RBS TV, cuja reportagem foi ao ar no Bom dia Rio Grande do dia 11 de novembro, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Pelotas, Lair de Matos, falou da importância do Projeto devido aos graves problemas de saúde ocupacional que enfrentam os trabalhadores desse setor.



Segundo o Professor da UFRGS, Paulo Albuquerque, coordenador das pesquisas do Projeto TEIAS, o problema da doença ocupacional atinge trabalhadores de todas as idades, mas principalmente os mais jovens que, em poucos anos, são afastados do mercado de trabalho por incapacidade física, passando a condição de dependente da previdência social.
Durante os dias 11 e 12 de novembro, 70 trabalhadores foram entrevistados sob a coordenação de Francesco Settineri do Instituto Itapuy!
Para o Coordenador Político da Sala de Apoio da CNTA aos Sindicatos da Alimentação da Região Sul, Darci Pires da Rocha, são ações concretas como estas que podem fazer com que as autoridades tomem alguma providência.
Enquanto estivemos a frente de outras entidades de classe da alimentação, já denunciávamos esse quadro alarmante a que são submetidos os trabalhadores de frigoríficos, com o ritmo de trabalho acelerado, redução do quadro funcional e com o assédio moral imposto dentro das empresas pelo aumento da produção e enfrentamos uma dura oposição até mesmo dentro do movimento sindical.
Só que hoje, com a gravidade cada vez maior do problema, até mesmo aqueles que tinham uma posição mais complacente com as empresas já começam a denunciar essa situação. - Claro que as denúncias são importantes e antes tarde do que nunca, mas sem um trabalho que envolva as autoridades, os trabalhadores e as comunidades afetadas pelo problema, as denúncias acabam no esquecimento, por isso o que a CNTA está fazendo, graças a iniciativa do Presidente Arthur Bueno de Camargo e sua diretoria é de suma importância e merece ser louvada, pois com o suporte que a Confederação tem nos dado, podemos realizar essas pesquisas provando que o problema existe, está se agravando, e se as autoridades não tiverem políticas públicas severas para o setor das indústrias frigoríficas, afim de que tenhamos ambientes de produção saudáveis e compatíveis com a capacidade física laboral, corremos o risco de termos mais trabalhadores encostados na previdência do que dentro das empresas, em muito pouco tempo. Afirmou Darci Rocha!
Ainda, segundo Darci, as próximas etapas das pesquisas serão realizadas, pela ordem, em São Gabriel, dias 25, 26 e 27 de novembro, em Bagé, dias 01,02 e 03 de dezembro e em Alegrete, dias 06, 07 e 08 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário