terça-feira, 3 de novembro de 2015

REUNIÃO REALIZA AVALIAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES DE 2015 E FAZ IMPORTANTES INDICATIVOS 2016

               
O Grupo de Sindicatos filiados a Confederação dos Nacional Trabalhadores nas Industrias da Alimentação(CNTA)/Sala de Apoio RS, e a direção da Federação dos Trabalhadores nas Industrias e Cooperativas da Alimentação RS se reuniu na última sexta feira para, dentre outros assuntos realizar a Avaliação das negociações 2015/2016.

A reunião contou com a presença de mais de 20 pessoas e foi iniciada com Exposição do Prof. Dr. Paulo Albuquerque, que trouxe a importante discussão de promover a realização de pesquisa entre os/as  trabalhadores/as do setor do Arroz, visando aferir as condições de saúde dos mesmos a partir da aplicação do Diagnóstico Integrado de Gestão da Saúde nos Engenhos de Arroz.

A pesquisa contará com uma amostragem de 1.000 (mil)questionários que serão aplicados em empresas de pequeno e grande porte. Os resultados serão objeto de seminários regionalizados e audiências públicas.

Nesta reunião foram definidas a operacionalidade, custos e as condições de realização da pesquisa, tendo sido definida a data de 11/11/15 para realização de outra reunião onde será discutido o instrumento do questionário e a logística de realização da pesquisa, uma vez que a previsão é de que a aplicação dos questionários seja iniciada no próximo dia 16 de novembro.

Seguindo a Reunião, pautou-se a realização do Torneio de Integração dos/ das Trabalhadores/as das indústrias de alimentação para 2016. Este é um momento importante de confraternização e encontro tanto para os trabalhares como para os Sindicatos pois dialoga diretamente com a campanha salarial.


 A  reunião aprovou a realização do torneio em Passo Fundo em 12 de março de 2016, bem como a comissão organizadora e as modalidades esportivas em que os trabalhadores poderão concorrer.

Também foi pauta da reunião a realização de Seminário Preparatório da  Negociação Coletiva e Campanha Salarial para o próximo ano.  a proposta é realizar o seminário com o DIEESE no dia 22 de janeiro de 2016. Todos os presentes destacaram a importância do seminário preparatório para subsidiar, e consequentemente garantir o sucesso das negociações da categoria.

Por fim, pautou-se a Avaliação das negociações realizadas este ano, sendo unânime a opinião de que, mesmo no contexto de crise e várias instabilidade políticas e econômicas pelas quais passam o país e o Rio Grande do Sul, foram positivas as conquistas das negociações, desde os índices alcançados (alguns inclusive acima do piso regional) até outros direitos a exemplo do pagamento de insalubridade .

Foi ressaltado o espírito de luta e capacidade de mobilização do grupo que possibilitaram o sucesso da campanha salarial deste ano resultando em boas negociações  á exemplo do Acordo com o frigorífico MARFRIG, e as convenções do Óleo e do Arroz. Destacou-se ainda que a mobilização abriu a possibilidade de negociação com a Empresa de conservas Ritter que há oito anos não tinha nenhuma convenção, neste caso considera-se uma vitória da mobilização o fato de o sindicato patronal pedir prazo para a apresentação de uma proposta.

O balanço geral é de que com bons elementos para subsidiar a pauta de negociação e com mobilização é possível garantir boas negociações meso em um cenário político e econômico desfavorável. Daí a importância das ações definidas nessa reunião que ajustam as perspectivas da categoria para o calendário de lutas de 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário