terça-feira, 12 de novembro de 2013

TRABALHO SÉRIO EM FAVOR DOS TRABALHADORES É RECONHECIDO!

 Toma posse a nova Diretoria do Sindicato da Alimentação de Bagé e Região


Na noite do último dia 9 de novembro, em assembléia extraordinária, tomou posse a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé para o período 2013/2017. O ato lotou o salão da sede social da entidade. A assembléia foi conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral, Luiz Mário Cougo, que passou o comando dos trabalhos em seguida ao coordenador político da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins para o Rio Grande do Sul, Darci Pires da Rocha. Na ocasião, o atual presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, foi reeleito pela categoria. 
Conforme determina o estatuto da entidade, havendo apenas uma chapa inscrita dispensou-se o processo eleitoral, ocorrendo a assembléia e a eleição por aclamação. Todos os presentes à assembléia associados do Sindicato aprovaram a chapa, não havendo voto contrário nem abstenções. 
Estiveram presentes à assembléia os presidentes dos sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação de Alegrete (Marcos Rosse), Passo Fundo (Miguel dos Santos), Dom Pedrito (Éver da Rosa),Camaquã (Luiz Carlos Cardoso), além do secretário de Formação Política do sindicato da categoria em Pelotas, José Mário Schiavon. Também prestigiaram a cerimônia lideranças sindicais de Bagé, como o secretário do Sindicato dos Bancários, Ricardo Machado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nélson Wild, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil e Mobiliário, Nicanor Fara. 
Manifestações
O coordenador do departamento jurídico do Sindicato, advogado Álvaro Meira, enfatizou a importância do trabalho da diretoria, superando obstáculos e buscando a garantia dos direitos da categoria, muitas vezes procurando a Justiça. Meira reiterou a força e atuação da entidade, que tem reconhecimento em nível estadual e nacional. “Com essa eleição quem ganha é a categoria”, frisou.
Wild lembrou que a luta dos sindicatos é comum pela busca de conquistas aos trabalhadores. O líder dos trabalhadores rurais manifestou que as lutas para a melhor valorização de atuação do Ministério do Trabalho, o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho são desafios que precisam da união de esforços. “Vocês renovam esse voto de confiança a essa diretoria, que segue em busca de vitórias para todos”, citou o presidente.
 Fara conclamou a juventude para que se uma aos diretores mais experientes e colabore com a atuação do sindicato. Alertou que no setor da construção civil muitas vezes os jovens parecem distantes das conquistas, como se os direitos obtidos já estivessem garantidos por natureza. “As pessoas não sabem as dificuldades que enfrentamos para defender direitos e garantir melhores condições de trabalho às nossas categorias”, assinalou.

Presidente do STI da Alimentação de Alegrete, Marcos Rosse disse que viajar mais de 300 quilômetros para estar na posse da diretoria em Bagé valia o esforço. Rosse ratificou a importância da renovação da diretoria, o que engrandece o movimento sindical. “A cidade de Bagé é um exemplo para nós em Alegrete. Quanto mais conquistas obtemos, maior é o estímulo para buscarmos melhorias para a nossa categoria”, acentuou.
Para o presidente do STI da Alimentação de Passo Fundo, Miguel dos Santos, o fortalecimento dos trabalhadores de Bagé é evidente, devido à organização e confiança que a categoria deposita na atuação do sindicato. Santos recordou as mobilizações para os acordos coletivos, onde a união dos trabalhadores torna possível a luta por melhores acordos salariais, mesmo contrariando a vontade dos empresários do setor. “Temos certeza que os trabalhadores de Bagé e região estão muito bem representados”, registrou. 
Conclamação e desabafo
Presidente reeleito do STIA/Bagé, Cabral agradeceu ao apoio dos associados, diretores, funcionários e colegas de outros sindicatos. O líder sindical revelou que diretores abriram mão de concorrer novamente para oportunizar a outros colegas a possibilidade de compor a chapa. “Temos o ingresso de cinco mulheres e renovamos quase um terço da diretoria”, salientou. 
Ao recordar de companheiros que se esforçaram ao longo da história para fortalecer o sindicato, Cabral se emocionou. Destacou que em 2014 a entidade irá completar 80 anos – no dia 24 de junho. “Muitas vezes a gente pensa em parar, mas no outro dia para, pensa e retoma o ânimo para novas batalhas”, confessou. “A luta não é fácil, mas temos que suportar. Precisamos conseguir porque o trabalhador precisa de nossa atenção, carinho e união. Só assim construiremos nossas vitórias”, analisou.
O presidente também desabafou. Sem citar nomes, ressaltou que muitas pessoas tentaram denegrir o nome do Sindicato e dos diretores. “Muitos tentam nos trair pelo caminho. Se não fosse por vocês (dirigindo-se aos trabalhadores), não estaríamos aqui”, afirmou. 
Matéria de Emanuel Muller do STIA Bagé, publicado por Darci Rocha com fotos de Janaína Muller e Zilmar Gazzo




Nenhum comentário:

Postar um comentário