segunda-feira, 25 de março de 2013

LANÇAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL DA ALIMENTAÇÃO 2013 FOI SHOW DE BOLA!

ABERTURA ESTADUAL DA CAMPANHA SALARIAL 2013 DA CNTA E SINDICATOS PARCEIROS, ACONTECEU EM CAMAQUÃ JUNTO COM O III TORNEIO INTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO!

Com uma grande festa de integração da classe trabalhadora da alimentação, a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins e suas entidades filiadas, promoveram na Cidade de Camaquã, neste dia 23 de março de 2013, o evento estadual de abertura da Campanha salarial 2013 dos trabalhadores nas indústrias de alimentação, juntamente com o III Torneio Integração da Alimentação, um encontro esportivo que reúne trabalhadores de todo o estado em competição nas modalidades rústica masculina e feminina, futsal força livre e master masculino, futsal força livre feminino, futsete força livre masculino e canastra.
Esse ano, contando com a presença dos Sindicatos, trabalhadoras e trabalhadores das Cidades de Alegrete, Bagé, Estrela, Passo Fundo, Panificação, Pelotas e São Gabriel, além dos trabalhadores e trabalhadoras e da entidade anfitriã, o evento que envolveu a participação de mais de 400 pessoas, teve seu ato de abertura no Ginásio Municipal de Esportes Wadislau Nienxeski. A abertura contou ainda com a presença do Diretor de comunicação da CUT RS Paulo Farias, ele que é integrante do movimento "CUT pode mais", parceiro da CNTA na luta de resistência a entrega de direitos da classe trabalhadora através do Acordo Coletivo Especial (ACE).
O Presidente do STIA Camaquã Luiz Carlos Cardoso, falando em nome de sua Diretoria deu as boas vindas a todos os presentes, ressaltou a importância da campanha salarial para a vida dos trabalhadores e desejou boa sorte aos competidores lembrando que o espírito de confraternização é sempre o mais importante.
Representando a CNTA, o coordenardor político da sala de apoio da região sul, Darci Pires da Rocha, em nome do Presidente Artur Bueno de Camargo e sua Diretoria, agradeceu o esforço de cada entidade, a presença de trabalhadores e trabalhadoras e, juntamente com os representantes de todos os Sindicatos participantes, comandou a solenidade de lançamento da Campanha salarial 2013 cujo tema é " A hora da colheita" uma alusão a todas as medidas adotadas pelo governo beneficiando os empresários com isenção de impostos, cujos "frutos" começam a serem colhidos na economia, e que, portanto,  como afirmou Darci Rocha, é hora do trabalhador receber a sua parte.



III TORNEIO INTEGRAÇÃO


Logo após. sob a coordenação do Presidente do STIA Alegrete, Marcos Antonio Rosse, juntamente com os diretores do STIA Camaquã, Marcos Vinícios Colombi e Claudemir Foster, iniciaram-se as competições que transcorreram em um clima festivo durante todo o dia, culminando com a entrega de prêmios a atletas e equipes que se destacaram no III Torneio Integração.
Ao final, emocionado Marcos Colombi agradeceu aos trabalhadores e disse que o STIA Camaquã estava realizando um sonho de sediar uma competição estadual. O Presidente da entidade dos trabalhadores da alimentação de Camaquã agradeceu, mais uma vez a participação de todos e o empenho de todo o pessoal de sua Diretoria e de apoio que tão bem atendeu a todos nas copas dos locais de competição e no local do almoço e janta, muito elogiado por todos os participantes.
Marcos Rosse, que desde a quarta-feira esteve trabalhando juntamente com a entidade local na organização esportiva, destacou a sua satisfação de poder ajudar a organizar o evento e agradeceu a colaboração de todos os atletas que mantiveram a competição em um alto nível disciplinar, o que abrilhantou ainda mais a festa.
Darci Rocha ressaltou que apesar do brilhante trabalho realizado pelo sindicato anfitrião, das pessoas que de alguma forma auxiliaram no evento durante todo o dia, nada disso seria possível sem a participação dos trabalhadores e trabalhadoras da alimentação, pois tanto o torneio integração, como a campanha salarial, são trabalhos dedicado a eles, pelo lazer a que eles tem direito e para melhoria das condições salariais e de trabalho, e fez questão de agradecer o apoio que a CNTA tem recebido das entidades e dos trabalhadores em todo Rio Grande do Sul.
Em entrevista ao Boletim Informativo, Darci falou logo após o evento:
-É bonito de ver essa festa, essa integração, isso nos enche de alegria e renova nossas forças nessa caminhada tão árdua que é a batalha por avanços para a classe trabalhadora. A força que a CNTA vem demonstrando com essa verdadeira união entre entidades e trabalhadores em todo o Brasil, mas especialmente para nós aqui no Rio Grande do Sul, tem incomodado muitos setores subservientes a governos e a patrões. Mas para esses setores nossa resposta é essa, com trabalho! E se um dia, eles  também quiserem arregaçar as mangas e trabalhar, serão bem vindos, pois a CNTA está sempre de portas abertas a todos que lutam pelo bem e interesse da classe trabalhadora! Afirmou Darci!

A relação das equipes e atletas que se destacaram no III Torneio Integração foi a seguinte:
Rústica Masculina: 1º lugar - Rodrigo Azevedo ( Alegrete); 2º Lugar - Celio Soares Pedroso (Alegrete);
Rústica Feminina: 1º Lugar - Alana Tamara Lencina (Alegrete); Canastra: 1º Lugar - STIA Estrela (Pedro Mallmann e); 2º Lugar: STI Panificação ( Waldir Canibal de Ávila e Jorge Ozório Custódio); Futebol Sete: 1º Lugar - STIA Bagé; 2º Lugar - STIA Pelotas; 3º Lugar - STIA Estrela; Futebol de Salão Master - 1º Lugar - STIA Alegrete; 2º Lugar - STIA Bagé; 3º Lugar - STIA São Gabriel; Futebol de Salão Força Livre - 1º Lugar - STIA Alegrete; 2º Lugar - STIA Bagé; 3º Lugar - STIA Estrela. O Futebol de salão feminino, que teve um jogo exibição entre Camaquã e São Gabriel, o vencedor foi o STIA Camaquã.





A relação de goleadores e goleiros menos vazados estaremos divulgando em um próximo post.
Por: Luiz Araújo

quinta-feira, 21 de março de 2013

CNTA AVISA! A HORA DA COLHEITA COMEÇOU PARA OS TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL!

REPRESENTANTES DOS SINDICATOS DE TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO DA REGIÃO SUL DO ESTADO E CNTA LEVAM O MATERIAL E FAZEM O LANÇAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL 2013 NA ZONA SUL!

Aconteceu no dia 19 de março de 2013, em frente a fábrica da JOSAPAR em Pelotas, o lançamento regional da Campanha salarial 2013 da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins e Sindicatos parceiros.
Contando com representantes de várias entidades sindicais, foram distribuído aos trabalhadores da alimentação durante todo o dia, material de divulgação da Campanha Salarial 2013, cujo tema é " A Hora da Colheita"!
Segundo Darci Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA para os sindicatos de trabalhadores da alimentação da região sul, o tema da campanha salarial 2013 dialoga com o atual momento econômico vivido pelo Brasil.
-Como todos os trabalhadores sabem, desde anos anteriores, o Governo brasileiro vem adotando medidas que claramente tem favorecido os empresários brasileiros, medidas essas que isentam as empresas de recolhimentos de impostos, como forma de estimular a economia.
Foi o próprio Ministro Mantega que, em recente entrevista a grande mídia, afirmou que 2013 será o ano de "colher" os frutos na economia das medidas que o governo "plantou"!
Apesar da costumeira "choradeira" patronal, é evidente que o lucro das empresas foi exorbitante, uma vez que nenhum dos benefícios recebidos pelas empresas se refletiu em redução de preços dos produtos para os consumidores, ao contrário! Por isso, o resultado dessas medidas tem que ser dividido com os verdadeiros responsáveis pelo aumento da produção ano a ano que impulsiona e fortalece a economia brasileira fazendo com que os reflexos da crise internacional sejam minimizados, que são os trabalhadores brasileiros. Disse Darci! E alertou:

-Os sindicalistas de todas as categorias, nas negociações que se seguirão ao longo do ano, mas especialmente os do ramo da alimentação, principalmente depois das recentes medidas de isenção da cesta básica, tem obrigação de exigir das empresas parte dos "frutos" para melhorar o poder aquisitivo e as condições de trabalho daqueles a quem representamos. Se aceitarmos acordos que repassem apenas o INPC, sem exigir um aumento real consistente, em um momento tão favorável as empresas, não será em períodos de recessão que o movimento sindical conseguirá avançar em conquistas para a classe trabalhadora. A Hora da colheita chegou e só depende da nossa capacidade de mobilização e luta para o trabalhador receber a sua parte! concluiu Darci!
LANÇAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL NO ESTADO!
E será neste dia 23 de março de 2013, na Cidade de Camaquã, o lançamento estadual oficial da Campanha salarial dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CNTA e Sindicatos Parceiros.
A solenidade acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes Wadislau Niemxeski, às 08 horas! Logo após  iniciará as competições do III Torneio Integração dos Trabalhadores da Alimentação nas modalidades Rústica masculina e feminina, futsal força livre masculino e feminino, futsal master masculino e futsete força livre masculino.
Por: Luiz Araújo

segunda-feira, 11 de março de 2013

CNTA PROMOVE A INTEGRAÇÃO DA CATEGORIA EM RECIFE!

Sindicatos de trabalhadores da Alimentação do Rio Grande do Sul estiveram presentes na I Conferência do Secretariado Nacional da Alimentação!


Nos dias 4, 5 e 6 de março do corrente ano, a CNTA - Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, promoveu em Recife o I Conferência Nacional do Secretariado da Alimentação, onde tomaram posse todos os integrantes das diversas secretarias nacionais criadas pela Confederação com o objetivo de integrar o ramo dos trabalhadores nas indústrias de alimentação, em um primeiro passo para unificar as ações da categoria, ao mesmo tempo em que descentraliza as atividades, em uma ação ousada e inovadora, que tem sido marca da diretoria da entidade.
As entidades sindicais de trabalhadores da alimentação do Rio Grande do Sul, composta pelos representantes dos Sindicatos de Bagé, Estrela, Panificação de Porto Alegre, Alimentação de Porto Alegre, Passo Fundo e  pelo coordenador político da sala de apoio da CNTA para os sindicatos da alimentação da região sul, Darci Pires da Rocha, que também é vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Pelotas, estiveram presentes e destacaram o importante passo dado pela CNTA para unificação da luta do ramo da alimentação.
Para Vilson Rodrigues Pereira, Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Panificação de Porto Alegre, integrante da secretaria nacional da bebida, representando as entidades do Rio Grande do Sul, o encontro foi bastante positivo e acredita que a integração do ramo é o melhor caminho para fortalecer a luta dos trabalhadores.
Segundo Darci Rocha, que assumiu na Secretaria Nacional Plurima, que abrange diversos setores das indústrias de alimentos, a criação das secretarias nacionais é a demonstração inequívoca da determinação da CNTA em fortalecer o ramo da alimentação.
-Nós sabemos que quanto mais isolados, mas difícil se torna a luta da classe trabalhadora, pois muitas tem em suas bases grandes empresas nacionais, multinacional ou até transnacionais. Ao discutir no seu Congresso, tirar como resolução e agora implantar essas secretarias, a direção da CNTA mostra na prática, a sua determinação em buscar a unificação das ações e da luta dos trabalhadores da alimentação do Brasil. É uma atitude corajosa do companheiro Artur Bueno de Camargo e de sua diretoria e os trabalhadores da alimentação do Rio Grande do Sul estarão apoiando e participando dessa iniciativa - disse Darci!
A composição das secretarias tem dois representantes por estado e a participação gaúcha é a seguinte:
Sec. Laticínios - Pedro Noredi Vieira (STIA Estrela) e Sebastião Nunes Pinto (STI Panificação); Sec. Panificação - Adoniran Martins (STI panificação) e Ever Lima Da Rosa(STIA Dom Pedrito); Sec. da bebida - Vilson Rodrigues Pereira(STI panificação) e Jose Eloi Velter (STI Alimentação poa); Sec. aposentados - Miguel Luis dos Santos (STIA Passo Fundo) e Claudio Gomes Gonçalves (STIA Bagé); Sec. das mulheres - Santa Terezinha Soltau (STIA Alegrete) e Loeci Gonçalves (STIA Pelotas); Sec. Marfrig - Marcos Antonio Rosse (STIA Alegrete) e Gaspar Ubiratã Neves (STIA São Gabriel); Sec. Plurima - Darci Pires da Rocha (STIA Pelotas) e Marcos Vinicius Colombi (STIA Camaquã).
Com fotos de Vilson Pereira e da assessoria de imprensa da CNTA.
Por: Luiz Araújo



sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER!


"De todas as virtudes exaltadas nas mulheres no 8 de março, dia internacional da mulher,   nada me parece mais admirável que a humildade feminina! Pois diante de tantas belezas e encantos alardeados pelos homens nesse dia, era de se supor que a mulher reivindicasse o direito de reinar na sociedade como um ser superior, e no entanto, sua luta histórica é apenas por dignidade e igualdade!"(Luiz Araújo)
Homenagem da sala de apoio da CNTA Sul a todas as mulheres, para que tenhamos uma sociedade onde as palavras sejam substituídas pelas atitudes!

quinta-feira, 7 de março de 2013

QUANDO A LUTA É JUSTA O RESULTADO SEMPRE APARECE!

Artigo por: Artur Bueno de Camargo(*)


Temos contestado veemente, escrevendo ou participando de listas de assinaturas, o procedimento dos parlamentares do Senado e da Câmara Federal, a maioria do PT e de sua base de apoio, que elegeram o Renan Calheiros para Presidir o Senado e Henrique Eduardo Alves, para presidir a Câmara Federal, ambos do PMDB, partido do Vice-Presidente da República. Houve mobilização, de grande parte da sociedade, demonstrando a indignação com o procedimento daqueles que foram eleitos para nos representar com coerência e dignidade.
Sempre que ocorre manifestação da sociedade, por motivo pertinente, de alguma forma o resultado aparece. Primeiro porque ajuda a dar mais visibilidade, o que faz com que o fato acabe sendo mais discutido pelos cidadãos, o que se torna um mecanismo de conscientização.
Neste episódio, percebemos claramente, o quanto os Presidentes das duas Casas estão incomodados e querem demonstrar que são eficientes, éticos e democráticos. Renan Calheiros, disse em entrevista no seu estado, Alagoas, que na sua época de estudante, e nas mesmas circunstâncias, também assinaria a lista de protesto. Promete, ainda, reduzir cargos comissionados, transformar o serviço médico do Senado em Posto Emergencial e devolver os médicos ao SUS.
O Presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, em apenas dois dias, reuniu os líderes e votaram o fim de parte do 14º e 15º salários dos parlamentares, que passarão a receber apenas no primeiro e no último mês dos mandatos. Eles recebiam, até então, durante todos os anos de mandato, que é de quatro anos para os deputados e de oito anos para os senadores.
Evidentemente, não fosse a grande manifestação da sociedade, este procedimento não teria ocorrido, muito menos com essa rapidez, em especial por se tratar de situação que vai contra o interesse próprio de Suas Excelências.
Senhores, Senhoras e jovens leitores, enquanto houver indignação, haverá esperança de dias melhores. Vale à pena lutar por um mundo melhor para todos! Vocês concordam?

(*) Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CNTA) e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo.