REUNIÃO TEM RESUMO DAS ATIVIDADES DO ANO DA SALA DE APOIO DA CNTA SUL E PROJEÇÃO PARA NOVAS ATIVIDADES!
Durante todo o dia de ontem (23/09/2014), estiveram reunidos na sala de apoio da CNTA Sul, na cidade de Porto Alegre, as entidades sindicais filiadas a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins.
A reunião iniciada às 09:30 hs, contou com representantes dos sindicatos de trabalhadores nas industrias da alimentação de Alegrete, Bagé, Camaquã, Dom Pedrito, Estrela, Panificação, Passo Fundo, Pelotas e São Gabriel, além do Presidente da entidade Artur Bueno de Camargo, que juntamente com Waldir Canibal de Ávila, diretor e ex-presidente do STI Panificação de Porto Alegre, foram efusivamente saudados pelo grupo, uma vez que voltam as atividades sindicais depois de passarem por um processo de recuperação devido a problemas de saúde.
A reunião que contou com a coordenação de Darci Pires da Rocha, apresentou um resumo das atividades do ano empreendidas pela sala de apoio da CNTA e do grupo de entidades ligadas a Confederação.
As manifestações que se seguiram a apresentação, deixou claro aos participantes a intensidade do trabalho realizado no ano de 2014, cujo ponto alto foi a participação efetiva na força tarefa que tem fiscalizado as industrias frigorificas de frango do estado, visando o cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalho, em especial a NR 36, força tarefa composta por integrantes do MPT - Ministério Público do Trabalho, do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego e de representantes sindicais das unidades fiscalizadas.
Darci falou da importância desse trabalho:
-Apesar do extremo desgaste que tem sido essa agenda, aqui na sala de apoio da CNTA, nosso trabalho não poderia ser mais gratificante, pois 2014 tem sido um ano de muitas vitórias para os trabalhadores, tanto no campo da luta sindical efetivamente, como no caso da nossa entidade filiada, o STIA São Gabriel, por exemplo, cuja atuação reverteu demissões em massa efetuada pela Marfrig, garantindo para si e para outros trabalhadores em todo o Brasil, um exemplo de que decisões injustificadas de uma empresa não são imutáveis. Outro grande exemplo foi a luta do STIA Alegrete que pudemos acompanhar, juntamente com o companheiro Marcos Rosse e sua Diretoria, que garantiu a continuidade de uma industria frigorífica de abate de gado que seria desativada perla Marfrig, causando a demissão de mais de 600 trabalhadores. Foi exaustivo ficar na estrada por 15 dias participando de reuniões desde Uruguaiana até Porto Alegre, as vezes com diferença de menos de 24 horas de uma para outra, mas o importante que, ao final, o resultado foi a vitória dos trabalhadores que tiveram seus empregos preservados.
Poderíamos também falar da campanha salarial, de atividades como o Torneio Integração, mas sem dúvida, o ponto alto do calendário 2014 tem sido a força tarefa, não só pelo benefício incalculável aos trabalhadores, que hoje contam com um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, com a atuação do Dr. Ricardo Garcia, do Mauro Muller, da nossa companheira Carine Benedet, em fim, de todos os que de uma forma ou de outra tem contribuído para esse trabalho.
Sem dúvida, é muito bom contar com um grupo de trabalho como dessas entidades sindicais ligadas a CNTA, tão aguerrido, solidário e participativo, por isso agradecemos mais uma vez, ao companheiro Artur e sua diretoria, pelo acerto na decisão tomada em 2010 de criação dessa sala de apoio, pois hoje a CNTA é reconhecida como uma Confederação de luta, tanto presente em greves como aconteceu em Bom Retiro, nas diversas atividades de campanha salarial e tantas outras atividades e, agora, com esse trabalho extraordinário da força tarefa, que esperamos seja levado para todo o Brasil, para que todos os trabalhadores das indústrias da alimentação, não só os do sul e nem só os de frigoríficos, tenham garantido o direito de trabalhar em um ambiente saudável e seguro, que lhes garanta o sustento e a volta para suas famílias ao final se suas atividades laborais. Declarou Darci!
Ainda durante a reunião, Artur Bueno de Camargo falou sobre o trabalho realizado pelas entidades da alimentação do Rio Grande do Sul:
-Eu sempre digo que sindicato existe para resistir a toda a tentativa de exploração que o capitalismo tenta impor aos trabalhadores, caso contrário não precisaria existir sindicato. Por isso, não posso deixar de parabenizar a esse grupo e todas as entidades, naquilo que aqui nos foi relatado, e que está disponível hoje para quem quiser conferir via internet, pois o grupo dá um exemplo de linha política, seja na greve dos companheiros da base de Estrela (Bom Retiro), seja no caso de São Gabriel e Alegrete, com a Marfrig, seja nesse trabalho da força tarefa aqui do Rio Grande do Sul, o qual a CNTA está empenhada que seja levado para todo o Brasil, esse modelo adotado aqui. Afirmou Artur!
Ao final, o grupo parabenizou o companheiro Lair de Matos para que transmitisse a sua Diretoria, a alegria de todos com a vitória do atual grupo do STICAP, cujos companheiros foram reeleitos para um novo mandato a frente da entidade.
Por: Luiz Araújo