quarta-feira, 28 de maio de 2014

SEMINÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE E SEGURANÇA EM BAGÉ!

Será neste dia 29 de maio (quinta-feira), na cidade de Bagé, o Seminário Estadual de Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Alegrete, Bagé, Pelotas e São Gabriel, com o apoio da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, para tratar da aplicabilidade da NR 36 nos frigoríficos de carne bovina do estado.
Além da presença de integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), diversas autoridades no assunto e lideranças sindicais já confirmaram presença, dentre elas o Presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo cuja atuação tem se pautado por não medir esforços para que a NR 36 seja implementada em todas as empresas frigoríficas do Brasil.
Em entrevista ao boletim on line, o coordenador político da sala de apoio da CNTA para a região sul, Darci Pires da Rocha  falou de sua expectativa para esse seminário.
-É muito gratificante podermos colaborar, enquanto Confederação, com as entidades promotoras desse seminário, não só porque são associadas da nossa entidade, mas porque sempre foram parceiras nessa luta por melhores condições de trabalho e saúde nas indústrias frigoríficas desde as realizações das pesquisas em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujos dados foram importantes para a criação da NR 36. Disse Darci!
-Esperamos um grande público presente, dada a relevância do tema proposto para esse seminário e da qualidade dos palestrantes. Mas independente de tudo, queremos desde já parabenizar as entidades promotoras por esse iniciativa, pois são atividades como essas que garantirão qualidade de vida e de trabalho aos trabalhadores e trabalhadoras das indústrias frigoríficas, mostrando que esses sindicatos estão comprometidos, de fato, com a luta daqueles a quem representam. Concluiu Darci!
Por: Luiz Araújo

AJUSTANDO A CONDUTA!

Audiência no Ministério Público em Santa Cruz do Sul propõe TAC a empresas que foram autuadas pela força tarefa que fiscaliza o cumprimento da NR 36!


Realizada na cidade de Santa Cruz do Sul, neste dia 23 de maio (sexta-feira), audiência proposta pelo Ministério público do trabalho com as empresas BRF e JBS, em razão dos problemas constatados por ocasião das fiscalizações efetuadas nas plantas de Lajeado e Montenegro, onde a força tarefa estadual composta por integrantes do MPT do MTE e dos sindicatos de trabalhadores locais, além da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, autuou as referidas empresas, interditando setores e máquinas por descumprimento a legislação e a Norma Regulamentadora 36, que trata das condições de saúde dos trabalhadores do setor de indústrias frigoríficas.
Representando a CNTA, Darci Pires da Rocha, coordenador político da sala de apoio aos sindicatos de trabalhadores da alimentação da região sul, esteve presente ao lado de diversas lideranças sindicais.
Na oportunidade os representantes das empresas receberam a proposta de firmar um TAC - Termo de Ajuste de Conduta, por parte do Ministério Público, o qual receberam um prazo para manifestarem-se.
Por: Luiz Araújo/ Fonte: ASCOM - Jornalista responsável pela comunicação MPT - Flávio Portela  

sexta-feira, 23 de maio de 2014

AO LADO DOS FILIADOS!

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DO FUMO E AFINS RECEBE A VISITA DA CNTA!
Por ocasião da sua participação na audiência convocada pelo Ministério Público do Trabalho, na cidade de Santa Cruz do Sul, para tratar dos problemas encontrados por ocasião das fiscalizações feitas em conjunto com a força tarefa nos frigoríficos da JBS Frangosul de Montenegro e BRF Lajeado, o coordenador político da sala de apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Industrias de Alimentação e Afins - CNTA, Darci Pires da Rocha, fez uma visita a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins, filiada a Confederação.
Na oportunidade Darci Rocha debateu com o Presidente da entidade, José Miltom Kuhnen os problemas enfrentado pela categoria, em especial naquela região, colocando a CNTA a disposição para intensificar a parceria, visando a realização de atividades conjuntas na região para uma maior interação com os trabalhadores.
 A PREOCUPAÇÃO COM O SETOR!
O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores do Fumo e Afins fez questão de agradecer a visita do coordenador da CNTA, ressaltando a necessidade de um trabalho muito grande, pois o setor atravessa um momento bastante preocupante.
-Temos visto nos últimos anos toda uma campanha de mídia e do governo visando reduzir ao máximo a atividade do setor tabagista.
Sabemos todos os argumentos que são usados nesse sentido, mas não vemos uma única proposta que deem alternativas para trabalhadores, pequenos agricultores e as famílias que vivem em função do tabaco.
Para se ter uma ideia, são mais de 600 municípios brasileiros e um número muito grande de trabalhadores e suas famílias que estão vendo seus postos de trabalhos sendo fechados, seus meios de subsistências sendo retirados, sem que existam alternativas concretas que lhes de as mesmas garantias, afinal a cultura do tabaco é centenária, são gerações inteiras que vem sobrevivendo da atividade e passando seus conhecimentos de pai para filho, mudar isso exige tempo, pois é toda uma mudança de cultura e se as autoridades não debaterem com os trabalhadores e aqueles que vivem da atividade alternativas viáveis, certamente teremos muitos problemas mais graves do que já temos, pois além dos postos de trabalhos e das famílias, que deixam de uma atividade que dominam e da qual tem uma renda melhor para trabalharem pela sobrevivência em atividades nas qual são explorados por não serem qualificados, a falta de alternativas põe em risco, inclusive, a economia de muitos municípios. Declarou José Miltom!
Por: Luiz Araújo

segunda-feira, 19 de maio de 2014

GREVE NA AMBEV EM MANAUS TERMINA COM MELHORIAS PARA OS TRABALHADORES!


Após a abertura de negociação com a empresa, que durou desde o fim da tarde ate a madrugada dessa sexta, trabalhadores e empresa chegaram ao seguinte acordo:
Reajuste geral de 11,5% para todos os trabalhadores – em cima do salário passado (ate o dia 31 de abril/ entre 700 e 800), que ira vigorar desde o dia 1 de maio.
As antecipações serão integradas ao salário, sem qualquer desconto.
O piso salarial teve reajuste de 28%: passando para RS 950,00 para quem ingressa na empresa. Os operadores passam a ganhar com o piso RS 1.150,00
O transporte, que antes tinha o desconto de 6%, agora é de 4,5%
As refeições que antes eram descontadas RS 10,00 agora serão descontadas RS 3,50 dos trabalhadores ao mês.
Garantia de estabilidade no emprego por 30 dias e pagamento integral dos dias parados.
Tanto a Participação nos Lucros e Resultados e o sistema de banco de horas serão feitos com mais transparência com a participação do sindicato.

Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA, que esteve e a frente das negociações, junto com as lideranças sindicais locais e lideranças sindicais de todo o Brasil, em um comunicado recomenda a todas as entidades que possuem trabalhadores da AMBEV na base que estudem as cláusulas acertadas e, caso elas sejam mais benéficas aos trabalhadores, que lutem para que a empresa estenda as mesmas para todos.

- Queremos parabenizar a todos os trabalhadores e trabalhadoras da ativa da AmBev e aos sindicalistas em geral que, de alguma forma, contribuíram nesta luta. Queremos agradecer e reconhecer, especialmente, os trabalhadores da AmBev de Manaus pela luta e confiança em seus representantes e naqueles companheiros sindicalistas que estiveram presentes, ajudando e apoiando a causa dos trabalhadores.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) sempre esteve e estará junto com os sindicatos, federações e trabalhadores na busca de melhorias das condições de trabalho, salário e de vida dos trabalhadores e trabalhadoras e suas famílias.
A nossa luta continua. Declarou Artur!
Fonte: Imprensa CNTA

A SERVIÇO DOS TRABALHADORES E DA COMUNIDADE!

SINDICATO DOS TRABALHADORES DA ALIMENTAÇÃO DE ESTRELA INAUGURA SUB-SEDE NA CIDADE DE WESTFÁLIA!
Inaugurada na última sexta-feira, na cidade de Westfália a sub-sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Estrela e Região - STICA.
A solenidade que contou com a presença de autoridades, dentre elas o Prefeito Municipal e o presidente da Câmara Municipal da cidade, além de diversas lideranças sindicais e religiosas, reuniu os trabalhadores da alimentação do município.
O presidente da entidade Pedro Mallmann, em nome de sua diretoria, fez questão de ressaltar a importância da estrutura que estava sendo inaugurada, não só pelo trabalho que a entidade poderá realizar com essa ferramenta na defesa dos direitos dos trabalhadores, mas por também ser uma oportunidade de integração com a comunidade da Westfália, pois a sede conta com um salão que possibilitará aos sócios da entidade realizar eventos junto com seus familiares e a comunidade.
-É um sonho antigo que estamos realizando, demorou um pouco para conseguirmos, mas estamos entregando aos trabalhadores da Westfália essa sub-sede com um sentido de dever cumprido, porque isso foi uma promessa que fizemos. Ressaltou Pedro Mallmann.
Em nome de toda a diretoria, Pedro Noredi Vieira, diretor da entidade, exaltou a alegria e reafirmou o compromisso de união de todos com o presidente Pedro Mallmann, em reconhecimento ao excelente trabalho da entidade sob a sua liderança.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins - CNTA contou com a nossa presença, representando o presidente Artur Bueno de Camargo e o coordenador político da sala de apoio da CNTA para a região sul, Darci Pires da Rocha, juntamente com o diretor da Central Única dos Trabalhadores - CUT e membro da corrente a CUT pode mais, Paulo Farias, que na oportunidade parabenizou aos trabalhadores e as trabalhadoras de Westfália, exaltando a importância da ferramenta de luta que a entidade estava disponibilizando para a classe trabalhadora em geral.
Em nome da CNTA, reiteramos nosso orgulho de contarmos com essa entidade dentro do quadro de filiados da nossa Confederação, registrando para todos os presentes o quanto a entidade que representa cada um e cada uma, não só da Westfália, mas como de toda sua base, tem de importância no ramo da alimentação do Rio Grande do Sul e do Brasil, pois é formada por companheiros como Pedro Mallmann e toda sua diretoria, que tem sido exemplo não só de compromisso com a luta dos trabalhadores, mas também de lealdade e dignidade.

A todos os trabalhadores e trabalhadoras da base de representação do STICA, nossas felicitações e desejo de que essa ferramenta contribua cada vez mais para a vitória da classe trabalhadora.
Por: Luiz Araújo, com fotos de Airton de Castro

quinta-feira, 15 de maio de 2014

GREVE NA AMBEV! TRABALHADORES DE MANAUS CRUZAM OS BRAÇOS POR TEMPO INDETERMINADO!

Sem avanço nas negociações para o acordo coletivo de 2014, trabalhadores da Ambev de Manaus (AM) cruzaram os braços na noite desta quarta (14/5), após assembleia com o sindicato da categoria. Entre as principais reivindicações estão o piso salarial de R$ 1.500, reajuste acima da inflação e a criação de uma política nacional de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Apesar de ter se reunido com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas de Manaus (STIBAM) nos dias 13 e 14 de maio, a patrocinadora da Copa do Mundo não apresentou proposta aos trabalhadores, que não têm previsão de quando voltam às atividades.
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), que está coordenando a greve junto ao sindicato, uma campanha nacional de boicote aos produtos da Ambev e uma denúncia em nível internacional poderão ser realizadas caso a empresa não atenda as reivindicações dos trabalhadores. Segundo o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, os trabalhadores de Manaus estão há dois anos sem reajuste salarial. Aproximadamente 80% dos trabalhadores aderiram ao movimento até o momento.
“Entendemos que o ponto principal é buscar respeito para com os trabalhadores. E essa unidade de Manaus não respeita os trabalhadores. O segundo ponto é que já fazem 24 meses que não há nenhum reajuste salarial e as condições de trabalho são péssimas. Por isso, os trabalhadores decidiram deflagrar essa greve e continuar com a paralisação até que a empresa passe a respeitá-los e, ao mesmo tempo, atender as reivindicações. Nós entendemos que não teve outro caminho porque depois de várias tentativas de negociação com a empresa, ela disse que não iria apresentar nenhuma proposta”, comenta Bueno.

“Nós solicitamos a todos os sindicatos que representam os trabalhadores da Ambev do Brasil que suspendam as negociações até que seja resolvida a questão de Manaus porque no elenco de reivindicação dos trabalhadores de Manaus há cláusulas nacionais, com benefícios que podem ser estendidos aos demais trabalhadores. Esperamos que a empresa abra negociação imediatamente. Se ela não abrir negociação nós iremos tomar outros caminhos, como boicote ao produto e denúncia internacional.”, conclui o presidente da CNTA Afins.
Tabela comparativa de salários nas unidades da AMBEV em todo país

Por: Clarice Gulyas

terça-feira, 13 de maio de 2014

NOSSA LUTA NO ESPORTE!

STICAP ORGANIZA MAIS UMA COPA NOSSA LUTA DE FUTSAL!
na foto: Equipe da Cerealle - Campeã da copa Nossa Luta 2013 e campeã estadual do Torneio Integração 2014.
A Copa de Futsal 2014 “Nossa Luta” organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Pelotas, terá a participação de 32 equipes. Para a modalidade livre foram inscritas 25 equipes de trabalhadores e 7 para a modalidade Máster. Os jogos na modalidade livre serão realizados no DC Eventos e os do máster no Ginásio do Sesi. Na próxima quarta-feira dia 14 de maio, começará a rodada com 3 jogos do livre.
A Copa terá a participação de aproximadamente 500 trabalhadores. “Isto demonstra que o objetivo do torneio esta sendo alcançado, que é promover a integração e o lazer entre os trabalhadores”, salienta o presidente do Sindicato Lair de Mattos.
As equipes foram divididas em 4 grupos, e jogarão entre si, sendo que o 1° e 2º colocados na fase de classificação de cada chave se classificam para as 4º de finais na fase Ouro, 3º e 4º classifica para as 4º de finais da fase Prata e 5º e 6º classificados disputarão a fase bronze. A modalidade Máster será com 2 chaves primeira fase, classificam 4 equipes.
Os campeões da fase Ouro, Prata, bronze e Máster, representarão Pelotas no Torneio Integração promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação, que reuni vários sindicatos do estado do Rio Grande do Sul e acontecerá em abril de 2015, com o município sede ainda a definir.
Por: Divulgação STICAP



terça-feira, 6 de maio de 2014

TRT CONFIRMA REINTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES DA MARFRIG EM SÃO GABRIEL!

Conforme matéria divulgada neste blog anteriormente, a empresa Marfrig, unidade de São Gabriel - RS, por decisão da instância local da justiça do trabalho, foi notificada a reintegrar os trabalhadores demitidos coletivamente no período de fevereiro a julho de 2013, graças a uma ação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de São Gabriel, filiado a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins.
Agora a 1ª seção de dissídios do TRT - Tribunal Regional do Trabalho, reitera a decisão da juíza Glória Valério Bangel, considerando que a atitude da empresa causou, de fato, prejuízo aos direitos dos trabalhadores, bem como prejuízos sociais a comunidade por ter demitido 362 trabalhadores sem negociação prévia com a entidade sindical representante dos trabalhadores.
A decisão do TRT repercutiu na imprensa e foi matéria nos principais jornais do estado como Zero-Hora, Correio do Povo e Jornal do Comércio.
Por: Luiz Araújo